Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica de condutores consiste na aplicação de diversos testes aferidos e validados para a população portuguesa adequados para a avaliação das aptidões e competências do exercício da condução. Nesta avaliação são avaliadas as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho. Esta avaliação destina-se a quem pretenda obter ou revalidar, nos seguintes casos:

  • de candidatos a condutores e condutores do Grupo 2, em que a avaliação psicológica é obrigatória;
  • de candidatos a condutores e condutores do Grupo 1, cuja avaliação psicológica tenha sido recomendada na avaliação médica.

Ao Grupo 1, pertencem os candidatos ou condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE (motociclos e ligeiros), de ciclomotores e de tratores agrícolas.

Ao Grupo 2, pertencem os candidatos ou condutores de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE (pesados de mercadorias e de passageiros), bem como os condutores das categorias B e BE (ligeiros e ligeiros com reboque) que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar (TCC) e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer (TÁXI).

O Certificado de Avaliação Psicológica com a menção de APTO tem a validade de seis meses, contados da data da sua emissão.