Objetivos

Distinguir e caracterizar os sistemas de formação, bem como situar o papel do formador no sistema onde se desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável.
Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação.
Elaborar um projeto de intervenção pedagógica.
Autoavaliar o seu desempenho face ao perfil de competências desejado.

Destinatários

Todos aqueles com qualificação de nível superior ou com a habilitação mínima correspondente ao 9º ano, que pretendem exercer a atividade de formador.

Pré-requisitos

Habilitação mínima 12º ano ou 9º ano com experiência profissional.

Conteúdos

MF1 – Formador: Contextos de intervenção
MF2 – Simulação pedagógica inicial
MF3 – Comunicação e dinamização de grupos em formação
MF4 – Metodologias e estratégias pedagógicas
MF5 – Operacionalização da formação: do plano à ação
MF6 – Recursos didáticos
MF7 – Plataformas colaborativas de aprendizagem
MF8 – Avaliação das aprendizagens
MF9 – Simulação pedagógica final

Certificação

Obtenção do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas.